Plano de aula

REESCREVENDO ESTÓRIAS: A CIGARRA E A FORMIGA

OBJETIVOS GERAIS

  • Despertar no aluno o senso crítico através da interpretação de fábulas caracterizando os personagens, de modo que consiga identificar a moral história e contextualiza-la com o cotidiano.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Análise crítica das informações;
  • Interpretação das fábulas com observação a relação de valores morais.

 

MATERIAIS

  • Texto: Fábula “A Cigarra e a Formiga”;
  • Utilização do laboratório de informática;
  • Aula interativa em grupos em sala de aula e no laboratório de informática.

 

METODOLOGIA

Atividade 1

O professor apresentará aos estudantes a fábula A CIGARRA E A FORMIGA:

Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou: – Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para se aproveitar! O verão é para se divertir! – Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno. Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque e quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer. Um belo dia passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha. A cigarra então aconselhou: – Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar! A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga. Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa. A rainha das formigas falou então para a cigarra: – Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio. A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou: – Hum!! O inverno ainda está longe, querida! Para a cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo! Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga. Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa. Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: – No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.

Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9

Após a leitura do texto, os alunos devem ser divididos em pequenos grupos. Nestes grupos os estudantes devem indicar uma relação de palavras que caracterizam as personagens Cigarra e Formiga.

Atividade 2

No laboratório de informática os alunos devem inicialmente acessar o site:

http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/flash/cigarrasom.jhtm

O vídeo é uma versão animada da fábula ” A Cigarra e a Formiga” que pode ser utilizado para promover uma discussão sobre valores morais com os alunos.

Atividade 3

Ainda no laboratório de informática, o professor indicará o site abaixo para os alunos acessarem. Trata-se de um recurso de áudio que retrata uma nova versão para a fábula  “A Cigarra e a Formiga”. Nesta versão a cigarra transforma-se em uma cantora famosa e a moral da estória está em uma relação equilibrada entre trabalho e lazer na vida de cada indivíduo. Os alunos devem retomar a lista de características para as personagens Cigarra e Formiga desenvolvida na atividade 1 e promover as alterações necessárias.
Retornando à sala de aula o professor pode promover uma discussão sobre a versão abordada na mídia questionando aos estudantes sobre os pontos que concordam em cada versão da fábula apresentada, diferenciando a moral da história em cada uma.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9821/fabulas_parte2.mp3

 

AVALIAÇÃO

  • Participação do aluno.

 

BIBLIOGRAFIA

Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under Uncategorized

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s